segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Carta a Domyo Zemmon

(Domyo Zemmon Gosho, pág.1242)

Recebi seu pedido de orações por seu pai, e as oferecerei na presença do Buda. Com referência à oração, há a oração perceptível e a resposta perceptível, a oração perceptível e a resposta imperceptível, a oração imperceptível e a resposta imperceptível, a oração imperceptível e a resposta perceptível. Contudo, o ponto essencial é que, contanto que cumpra a fé neste sutra, todos os seus desejos serão realizados tanto na existência presente quanto na futura. O terceiro volume do Sutra de Lótus declara: "Embora o demônio e seus súditos estejam lá, eles todos protegerão a Lei budista". E o sétimo volume afirma: "…sua doença desvanecerá imediatamente, e ele encontrará juventude perpétua e vida eterna". Não deve duvidar desses ditos dourados. Sou profundamente grato pela visita de Moiti-ama a esta montanha. Entreguei a ela um pergaminho escrito, que eu gostaria que lesse, Nam-myoho-rengue-kyo.
Nitiren,Em 10 de agosto de 1276END Vol.VI, pág. 261

Fundo de Cena

Esta carta foi escrita em Minobu em agosto de 1276. Pouco se sabe sobre Domyo Zemmon, o seu recebedor (Zemmon significa sacerdote leigo e é equivalente a Nyudo). De acordo com várias conjeturas, ele pode ter sido um subordinado de Myoiti-ama, um subordinado de Endo Saburo Zaemon Sukenobu, um irmão mais velho de Ben Ajari Nissho, ou o marido de Sajiki Nyobo. Entretanto, não se dispõe de nenhuma informação confiável. De qualquer modo, Domyo evidentemente havia confiado a Myoiti-ama uma carta solicitando a Nitiren Daishonin que orasse pelo seu pai que estava doente.
Nesta breve resposta, Nitiren Daishonin esclarece a relação entre a oração e o benefício resultante. ‘Oração perceptível’ indica a oração oferecida com um objetivo ou propósito claro. ‘Oração imperceptível’ refere-se àquela que a pessoa oferece sem uma meta específica, simplesmente recitando continuamente o daimoku sem um fim concreto urgente em mente. ‘Resposta perceptível’ designa a realização imediatamente visível das orações de uma pessoa. ‘Resposta imperceptível’ é o benefício que pode não se tornar manifesto imediatamente, mas se evidencia ao longo do tempo, como por exemplo a purificação gradual da vida da pessoa.
Embora existam quatro combinações e respostas possíveis, Nitiren Daishonin enfatiza que o importante é simplesmente manter uma forte fé no Gohonzon. Aquele que assim o fizer, ele afirma, concretizará clarametne todos os seus desejos tanto na existência presente como na futura.


Postado por BELAS HISTORIAS BUDISTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário