segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Resposta ao Lorde Nanjo

(Nanjo Dono Gohenji - Páginas 1578 a 1579)

Acabei de ouvir de seu mensageiro que o senhor está sofrendo de uma doença grave. Espero que se recupere logo e venha me visitar.
Recebi também seus presentes de dois sacos de sal, um saco de feijão-soja, uma sacola de algas marinhas frasco de bambu contendo sakê. Não o vejo desde que voltou da província de Kozuke para casa, e estava ansioso por notícias a seu respeito. Mal consigo encontrar palavras para descrever o quanto eu aprecio a sua sinceridade em enviar-me uma carta e seus muitos oferecimentos.
Como bem o soube, um dos Sutras conta a história de Tokusho Doji, que ofereceu um bolo de lama ao Buda e, mais tarde, renasceu como rei Asoka, que governou a maior parte da Índia. Por ser o Buda digno de respeito, o menino pôde receber esta grande recompensa, embora o bolo fosse apenas de lama. Entretanto o Buda Sakyamuni ensina que aquele que fizer oferecimentos ao devoto do Sutra de Lótus nos Últimos Dias da Lei obterá uma boa sorte incomparavelmente maior do que conseguiria doando infindáveis tesouros ao Buda, por cem mil aeons. Portanto, quão maravilhosa é a sua genuína sinceridade em proteger o devoto do Sutra de Lótus através dos anos! De acordo com as palavras do próprio Buda, o senhor certamente renascerá na terra pura do Pico da Águia. Que boa sorte o senhor possui!
Esta é uma região montanhosa distante de qualquer habitação humana. Não há uma única vila em qualquer direção. Embora eu more em uma cabana tão abandonada, no fundo desta carne mortal, eu preservo a Lei secreta máxima, herdada do Buda Sakyamuni no Pico da Águia. O meu coração é onde todos os Budas entram no nirvana. Minha língua, onde eles giram a roda da doutrina. Minha garganta, onde eles nascem neste mundo, e meus lábios onde eles atingem a iluminação. Esta montanha é onde habita o magnifico devoto do Sutra de Lótus. Portanto, como pode ser menos sagrada que a terra pura do Pico da Águia? Por ser a Lei suprema a pessoa é digna de respeito. Como a Pessoa é digna de respeito a terra é sagrada. O capítulo Jinriji diz: "Seja num bosque, sob uma árvore, ou mum monastério... os Budas entram para o nirvana." Aqueles que visitam este lugar podem, instantaniamente, expiar os pecados que cometeram desde o infinito passado e transformar suas ilusões em sabedoria, seus erros em verdade, e seus sofrimentos em liberdade.
Um viajante sofredor da Índia Central, certa vez, veio ao Lago Munetchi para apagar as chamas da angústia em seu coração. Ele proclamou que aquelas águas sastifaziam todos os seus desejos, assim como um lago de águas frescas e cristalinas sacia a sede. Embora o Lago Monetchi e este local sejam diferentes, o princípio é exatamente o mesmo. Deste modo, o Pico da Águia na Índia está agora, aqui, no Monte Minobu. Faz longo tempo desde que esteve aqui pela ultima vez. Deve vir me visitar o mais rápido que puder. Estou esperando asiosamente para vê-lo. Como posso descrever a sua sinceridade? Realmente é esplêndida!
NITIREN 11 de setembro de 1281 (Fonte: END, vol III, páginas 289 a 290)

Fundo de Cena
Nitiren Daishonin escreveu A Pessoa e a Lei no Monte Minobu em 11 de setembro de 1281, um ano antes de sua morte. Ele a endereçou a Nanjo Tokimitsu, o jovem administrador do vilarejo Ueno, na província de Suruga, que era seguidor de Daishonin desde a infância. Daishonin escreveu esta carta para agradecer Tokimitsu pelos vários oferecimentos que ele havia enviado através d sus mensageiro, e também para encorajá-lo durante a batalha contra doença que ele estava enfrentando. Neste Gosho, Daishonin declara o imenso benefício conferido àqueles que fazem doações ao devoto do Sutra de Lótus. Ele também revela a si como Buda Original completamente iluminado à Lei do Nam-myoho-rengue-kyo, através da qual todos os Budas, através do espaço e tempo, atingem a iluminação, e conclui que o local onde ele reside é a terra do Buda. Além disso, ele explana que todos que abraçam esta Lei também atingirão o Estado de Buda, triunfando sobre todas as angústias e conquistando uma vida em que todos os desejos são realizados.


As mais Belas Histórias Budistas - As Escrituras de Nitiren DaishoninEndereço: http://www.vertex.com.br/users/san/goshos
Postado por BELAS HISTORIAS BUDISTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário