segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A Perseguição de Tatsunokuti

(Shingo Kingo Dono Gohenji - Páginas 1113 a 1114)

Não posso expressar adequadamente a minha gratidão pelas suas freqüentes cartas. Na ocasião de minha perseguição no dia 12 do mês passado, o senhor não somente me acompanhou a Tatsunokuti como também declarou que morreria do meu lado. Fiquei profundamente comovido!
Quantos não são os locais onde morri em existências passadas pela minha família, terras e parentes! Deixei minha vida em montanhas, mares e rios, em praias e à margens de estradas, mas nem uma vez morri pelo Sutra de Lótus ou sofri perseguições pelo Daimoku. Conseqüentemente, nenhum dos finais que encontrei me permitiu atingir a iluminação. Como eu não atingi o Estado de Buda, os mares e rios onde morri não são a terra do Buda.
Nesta vida, porém, como devoto do Sutra de Lótus, fui exilado a Ito e quase decapitado em Tatsunokuti. Tatsunokuti, na Província de Sagami, é o local onde Nitiren deu sua vida. Por eu ter morrido aqui pelo Sutra de Lótus, como este lugar poderia ser menos que a terra do Buda? Uma passagem do Sutra diz: "Em todas as terras do Buda do Universo há somente um único veículo supremo,...! Isto não sustenta a minha afirmação? O "único veículo supremo" é o Sutra de Lótus. Não há nenhum ensino verdadeiro além do sutra de Lótus em qualquer uma das terras do Buda em todo o Universo. Os ensinos provisórios do Buda são excluídos, como o Sutra explica em outra parte. Sendo assim, todos os locais onde Nitiren encontra perseguições é a terra do Buda.
De todos os lugares deste mundo, é em Tatsunokuti, em Katase da Província de Sagami que a vida de Nitiren reside. Por ele ter dado sua vida lá pelo sutra de Lótus, Tatsunokuti pode perfeitamente ser chamado de a terra do Buda. Esse princípio é encontrado no capítulo Jinriki, que afirma: "Seja num bosque, num jardim, numa montanha, num vale ou num extenso campo,... os Budas entram no nirvana."
O senhor acompanhou Nitiren, jurando dar a sua vida como um devoto do Sutra de Lótus. Seu feito é infinitamente maior que o de Hung Yen, que rasgou o seu estômago e inseriu o fígado de seu falecido lorde, Yi Kung, para salvá-lo da humilhação e desonra. Quando eu alcançar o Pico da Águia, em primeiro lugar, contarei que Shijo Kingo, como Nitiren, decidiu morrer pelo Sutra de Lótus.
Soube, secretamente, que estou para ser exilado à ilha de Sado por ordem do Regente Hojo Tokiyori. Dos três deuses celestiais, o deus da lua salvou minha vida em Tatsunokuti, surgindo na forma de um objeto brilhante, e o deus das estrelas desceu há quatro ou cinco dias para me cumprimentar. Agora, só resta o deus do sol, e ele com certeza me protegerá. quão tranqüilizador! O capítulo Hosshi declara: "(O Buda) enviará deuses sob várias aparências para proteger o devoto do sutra de Lótus." Essa passagem não deixa espaço para dúvidas. O capítulo Fumon afirma: "A espada imediatamente se partirá em pedaços." Não existe nada falso nessas citações. A fé sólida e constante é algo vital.
Com meu profundo respeito Nitiren 21 de Setembro de 1271 (Oitavo ano de Bun'ei) (Fonte: END, vol III, páginas 195 a 196)

Fundo de Cena
Em 21 de setembro de 1271, houve apenas nove dias após a Perseguição de Tatsunokuti, Nitiren Daisnhonin escreveu esta carta a Shijo Kingo, que o havia acompanhado ao local da execução, preparado para morrer ao lado de seu mestre, Na época, Nitiren Dainhonin esta com 50 anos e ficou detido na residência de Honma Rokurozaemon, em Eti, ao norte de Tatsunokuti, enquanto o governo considerava que ação tomar com relação a ele. Esta foi a primeira escrita existente após a perseguição.
Nitiren Daishonin expressa sua profunda admiração por Shijo Kingo, que jurou morrer como mártir ao lado do seu mestre. A seu mais fiel discípulo, Nitiren Daishonin revela alguma coisa sobre a sua verdadeira identidade, que posteriormente ele descreve em "A abertura dos Olhos", também oferecida a Shijo Kingo. No presente Gosho, ele afirma, "Tatsunokuti, na província de Sagami, é o local onde Nitiren deu a sua vida. Por eu ter morrido aqui pelo Sutra de Lótus, como este lugar poderia ser menos do que a terra do Buda? " Por que Nitiren Daishonin diz que "morre", quando na verdade, sobreviveu a tentativa de execução? A "Abertura dos Olhos" fornece maiores detalhes quando declara: "No décimo segundo dia do nono mês do ano passado, entre as horas do Rato e do Boi (23:00 e 3:00 horas), esta pessoa chamada Nitiren foi decapitada. Foi a sua alma que chegou a esta Ilha de Sado..."Isto, com certeza, não significa que a sua alma tenha se separado do corpo no momento da morte. Nitiren Daishonin indica de forma indireta que o mortal comum chamado Nitiren alcançou a Ilha de Sado para cumprir a sua missão.
"A perseguição de Tatsunokuti"afirma que a terra do Buda não é um lugar específico onde todos vivem num estado bem-aventurado de elevada compreensão. De acordo com o princípio de que o indivíduo e o seu ambiente são inseparáveis, qualquer local onde a pessoa dedique sua vida a sustentar a lei suprema do Budismo é a terra do Buda. Isto pode dar a impressão de que o praticante está sendo incitado a morrer pelo Sutra de Lótus. Porém a intenção não é esta. Como ele exprime: "Todos os locais onde Nitiren encontra perseguição é a terra do Buda". O ato de vencer dificuldades desenvolve a natureza de Buda do indivíduo. Aplicando isto à prática religiosa, podemos dizer seguramente que dedicar a vida ao Gohonzon significa devotar o seu tempo e esforço ao Gohonzon, estudando os ensinos de Nitiren Daishonin e incentivando a fé das outras pessoas.
Nitiren Daishonin declara que Shijo Kingo, devido às suas ações devotadas, já criou as causas que o conduzirão à iluminação. Isto é pressuposto a partir da afirmação de que Nitiren Daishonin relatará a dedicação de Shijo Kingo quando ele alcançar o Pico da Águia. No final, este Gosho explana que os deuses budistas seguramente protegerão aqueles que efetuam seriamente a prática do Budismo. Nitiren Daishonin expressa sua alegria e convicção nesta certeza.


As mais Belas Histórias Budistas - As Escrituras de Nitiren DaishoninEndereço: http://www.vertex.com.br/users/san/goshos

Um comentário:

  1. Maravilhosa essa explanacao! Marvilhoso saber que de acordo com o princípio de que o indivíduo e o seu ambiente são inseparáveis, qualquer local onde a pessoa dedique sua vida a sustentar a lei suprema do Budismo é a terra do Buda. Muito obrigado!
    Silvia Tupinamba

    ResponderExcluir