segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Essa pessoa praticará entre o povo

(Saemon Tayu Dono Gohenji, pág.1102)

Após algum tempo sem notícias suas, sua carta chegou.
Além disso, recebi o robe forrado com uma guarnição azul, um chapéu, uma faixa, um kan (1) de moedas e uma cesta de castanhas.
O tempo presente corresponde aos primeiros quinhentos anos dos Últimos Dias da Lei. (2). O texto do sutra afirma claramente que nesta época o Bodhisattva Jogyo fará seu advento e concederá os cinco caracteres do Nam-myoho-rengue-kyo (3) a todas as pessoas do Japão. Também esclarece que ele enfrentará o exílio e a perseguição. Eu, Nitiren, sou como o emissário do Bodhisattva Jogyo, pois estou propagando esta doutrina.
O capítulo Jinriki diz: "Assim como a luz do Sol e da Lua ilumina toda a obscuridade, essa pessoa praticará entre o povo e dissipará a escuridão de todos os seres". A quem pensa que se refere "essa pessoa", da afirmação "essa pessoa praticará entre o povo", nesta passagem? Acredito que deva indicar a pessoa que é a reencarnação do Bodhisattva Jogyo. O sutra declara: "Após a minha extinção, a pessoa deve aceitar e sustentar este sutra. Tal pessoa, com relação ao caminho do Buda, está assegurada, e não pode haver dúvida nenhuma". (4)
O senhor, também, está seguramente auxiliando os esforços de propagação do Bodhisattva Jogyo.
Nitiren
Em 3 de dezembro de 1279.

Fundo de Cena

Nitiren Daishonin escreveu esta carta em Minobu para Ikegami Munenaka, o mais velho dos irmãos Ikegami, em 3 de dezembro de 1279.
Neste Gosho, Nitiren Daishonin sugere que ele é o Bodhisattva Jogyo, que surgirá nos Últimos Dias da Lei e propagará a Lei Mística conforme as predições feitas no Sutra de Lótus. Nitiren Daishonin afirma que, assim como o Bodhisattva Jogyo "praticará entre as pessoas e dissipará a escuridão de todos os seres", ele próprio está propagando agora a Lei Mística para salvara as pessoas nos Últimos Dias da Lei. Ele também diz que o bodhisattva será submetido a perseguições como exílio e execução, assim como o Sutra prediz. Aqui, Nitiren Daishonin refere-se à passagem do 13 capítulo Kanji do Sutra de Lótus que afirma: "Repetidas e repetidas vezes ele será banido". – "Haverá muitas pessoas ignorantes que irão.. nos atacar com espadas e bastões". "Exílio" indica o banimento de Nitiren Daishonin a Izu, de 1261 a 1263, à ilha de Sado, de 1271 a 1274. "Execução" diz respeito à Perseguição de Tatsunokuchi em 1271, quando ele foi quase decapitado.
Na conclusão, Nitiren Daishonin encoraja Ikegami Munenaka na fé louvando-o como alguém que está ajudando o Bodhisattva Jogyo a propagar a Lei.
Notas
1. Kan: Uma antiga unidade monetária japonesa que consistia em mil moedas atadas com um cordão. Os furos em algumas moedas japonesas modernas provêm dessa tradição.
2. Primeiros quinhentos anos dos Últimos Dias da Lei: O quinto e último período de quinhentos anos após a morte do Buda Sakyamuni. Corresponde ao início dos Últimos Dias da Lei. Segundo o Sutra Daijuku, esse é um período de contendas e disputas na qual o budismo de Sakyamuni perecerá.
3. Cinco caracteres do Nam-myoho-rengue-kyo: Os cinco caracteres são myo, ho, ren, gue e kyo. Nas escrituras de Nitiren Daishonin, Myoho-rengue-kyo é frequentemente empregado como sinônimo de Nam-myoho-rengue-kyo, que consiste em sete caracteres chineses.
4. Sutra de Lótus, capítulo 21.

Postado por BELAS HISTORIAS BUDISTAS às Sábado, Janeiro 03, 2009

Um comentário:

  1. AMIGO VC POR ACASO TERIA O GOSHO ABERTURA DOS OLHOS???
    SE TIVER MANDE PRA MIM POR E MAIL POR FAVOR
    PAMELABELLEZZO@BOL.COM.BR
    DESDE JA OBRIGADA...

    ResponderExcluir